1

Fazer carreira na mesma empresa é vantagem para executivas

Por Letícia Arcoverde | Valor

SÃO PAULO  -  Executivas que avançam ao alto escalão na mesma empresa acabam tendo remuneração maior do que aquelas que são contratações externas, segundo um estudo de professoras da escola de negócios espanhola Iese. 

A pesquisa usou informações disponibilizadas por 105 empresas americanas de tecnologia, envolvendo mais de 800 executivos, entre os anos de 2006 e 2011.  

Para as professoras, o estudo indica um caminho para entender melhor as razões da diferença salarial entre homens e mulheres em cargos executivos. No caso das executivas que foram contratadas do mercado, a diferença salarial com homens em cargos do mesmo nível e com perfil de carreira similar é maior. Já entre profissionais que fizeram carreira interna a situação se inverte, com executivas chegando a apresentar remuneração maior do que colegas homens. 

As autoras apontam que quando a profissional avança na carreira na mesma empresa, há mais informações disponíveis sobre seu desempenho na hora de definir a remuneração. Para elas, contratações externas tendem a se basear mais em aspectos subjetivos, o que permite que preconceitos façam parte da decisão, ainda que de forma insconsciente.